Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

terça-feira, 17 de julho de 2012

O XXIII Lagos-Palos visto do TOMATE

A Regata Lagos-Palos ou Palos Lagos, é pela tradição, pelas suas características, pelo nº de barcos/velejadores que envolve anualmente e pelo cuidado e carinho com que é preparada pelos seus organizadores, a Regata de cruzeiros do ano no Algarve.

Esta regata consegue também seduzir muitos barcos e tripulações de grande qualidade que ocupam normalmente os lugares de top, nas regatas da vizinha Andaluzia.

Antes de resumir a Aventura dos Tomates nesta Edição, quero agradecer à organização mais um bom fim de semana de vela. Apenas um reparo...a regata prologo realizada no final da tarde de 6ª feira foi realizada e começou com vento acima dos 25 nós, algumas rajadas registadas em vários barcos ultrapassaram os 35 nós...como todos viram o resultado foram muitas velas rasgadas, retranca partida (Cidade Tavira) e a exposição das embarcações a um esforço e risco desnecessários...apesar de termos conseguido terminar sem danos no barco, penso que os organizadores depois de presenciarem as muitas avarias nos diferentes barcos deveriam pelo menos ter optado pelo encurtamento da regata...ATÉ PORQUE AO CONTRÁRIO DE ANOS ANTERIORES, O TEMPO E AS PRESTAÇÕES DO PRÓLOGO FORAM INDEPENDENTES E NÃO FORAM SOMADOS À REGATA COSTEIRA.

Prólogo numa sexta feira 13

Ao sair a barra de Lagos a estratégia do Tomate foi definida pelos 4 - VAMOS SÓ COM A GRANDE, A CLASS. É SECUNDÁRIA...O OBJECTIVO É TERMINAR SEM ESTRAGAR NADA.
Cumprimos com nota alta, só com grande obtivemos segundo a organização um 7º lugar no meio de uma frota muito forte...PENA FOI QUE QUEM TIROU OS TEMPOS SE TIVESSE ENGANADO, EXISTIRAM BARCOS QUE CORTARAM ATRÁS DO TOMATE E APARECERAM NA CLASSIFICAÇÃO COM TEMPOS REAIS MAIS BAIXOS...LAMENTÁVEL.

Depois do prólogo, reunião de Patrões e um jantar convívio oferecido pela organização que esteve excelente, pelo ambiente, pelo convívio, etc... muito bom.

Chegou a sábado e portanto chegou a festa pela qual se espera um ano...o Lagos Palos para fazer, o Lagos Palos para Jogar e "CURTIR"...

Largamos bem e fizemos logo uma daquelas "cangochas" que nos atrasaram no objectivo de chegar em boa posição à boia de desmarque.
Rondada a boia e içado o balão estivemos muito bem, com boa velocidade até o vento começar a acabar frente a Portimão.
Fomos então o primeiro barco a cambar para o mar e por ser verdade e por haver testemunhas digo que esta jogada nos colocou em primeiro de real.
A regata foi avançando e para nós as coisas foram correndo muito bem até chegarmos a Santa Maria onde o vento acabou.
Em Santa Maria ligeiramente atrás dos barcos maiores e mais rápidos, TIVEMOS A POSSIBILIDADE DE OPTAR ENTRE TERRA ONDE SUPOSTAMENTE O NORTE ENTRARIA PRIMEIRO E O MAR ONDE AINDA HAVIA SUDOESTE...

OPTAMOS APÓS ACORDO DOS 4 POR TERRA...INFELIZMENTE ESTRAGAMOS TUDO, POIS CAÍMOS NUM BURACO FRENTE À BARRA DA ARMONA E ESTIVEMOS LÁ PARA AÍ UMAS 2 HORAS...COM A AGRAVANTE DE ASSISTIRMOS AOS BARCOS QUE VINHAM ATRÁS QUE FORAM PARA O MAR A ANDAR...O PESSOAL DO MAR NUNCA PAROU.

Veio então o norte e lá fomos, grande "luta" pela noite dentro com o já nosso conhecido Mediterraneo e Sabara, boa velocidade, bom abiente a bordo e apenas um problema que foi um peixe agulha que saltou para bordo e que quase fez com que o pessoal salta-se para a água...hehehe...

terminámos com um tempo real de 14,59h que após serem feitas as contas deu um 8º lugar ao Tomate neste Lagos Palos 2012...penso sinceramente que se a nossa opção em Santa Maria tivesse sido diferente poderíamos ter obtido um resultado bem melhor.

AOS MEUS FILHOS DAVID E JOAQUIM E AO TOMATE CARLOS SIMÕES QUE ME ACOMPANHARAM DIGO QUE PARA MIM FICA A RECORDAÇÃO DE MAIS UMA BELA AVENTURA E DE UM EXCELENTE FIM DE SEMANA.

Só para acabar expresso aqui toda a minha admiração pelo velejador Paul Kent que participou em solitário e mais uma vez soube com grande mestria tirar todo o rendimento do seu SULA e ganhou a regata. O SULA não é um barco de regata, é um cruzeiro de 30 pés com velas normais e com todos os confortos que um bom barco de cruzeiro pode dar.
O Paul Kent aparece sempre nas regatas no Algarve...participa sempre e devia na minha opinião servir de inspiração para todos os que ficam em terra...se fossem todos assim cada regata por estas bandas poderia ser uma grande festa tal como esta foi com 35 barcos.

Resultados na postagem anterior







Nenhum comentário: