Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

terça-feira, 16 de julho de 2013

CONFORME COMBINADO AQUI FICA A HISTÓRIA DO YERMAD E DOS TOMATES NO PALOS-LAGOS 2013

O TRANSPORTE OLHÃO - MAZAGON

Passámos a barra do Farol por volta das 19,45h. de quinta feira 12 de julho.
Fizemos de imediato rumo para leste, Levantámos balão e foi uma maravilha aproveitar o sudoeste forte da altura...Belas surfadas se fizeram (picos de 12 nós) enquanto se jantava.
Até Vila Real foi papa, depois o vento foi dormir e fomos a motor até Mazagon/Palos onde chegámos por volta das 4,30h. de 6ª Feira. Amarrámos o YERMAD no cais de espera e xixi-cama.

6ª FEIRA - DIA DE PRÓLOGO

Por volta das nove e depois do registo de entrada no porto, pequeno almoço ...Confirmação de inscrição e preparação da máquina para o prólogo.
A regata do prólogo foi efectuada frente à barra de Mazagon...Uma técnica com duas bolinas e duas popas.
Bom vento, cerca de quinze nós e após esperarmos cerca de uma hora em relação à hora combinada lá deram a largada.
Bom só vos digo, montaram um percurso pequeno e na primeira boia deu-se imediatamente o início da excelente brincadeira que foi este prólogo...Uma data de barcos a chegarem juntos às boias, tripulações ultra competitivas, o pessoal todo a gritar por aguas...grande loucura...Na segunda bolina a coisa ainda se tornou mais linda quando os 21 barcos da classe ORC se encontraram com a malta mais lenta da classe Open - 15 barcos...
A verdade é que o prólogo nos correu muito bem, cortámos em terceiro real e só fomos batidos pelo X-Caya (IMX-40) e pelo muito belo Firefly, um X-35 artilhado até aos ossos.
Como é óbvio fomos ao beberete oferecido pela organização com um sorriso nos lábios.
O dia terminou com um agradável serão na esplanada.

SÁBADO DIA 13 DE JULHO A REGATA PALOS-LAGOS

Largamos muito mal, mas de imediato começámos a lutar pela vida com todas as forças.
Até  Tavira tudo foi fácil já que foi um bordo directo de bolina onde a única complicação foi reduzir pano já que o sudoeste chegou aos 25 nós.
Atenção nesta bolina verificámos que HÁ MUITO TRABALHO A FAZER EM RELAÇÃO À VELOCIDADE DO NOSSO BARCO À BOLINA...AS COISAS PODEM MELHORAR NESTE ASPECTO...
Frente à bela ilha de Tavira foi bordejar junto a terra...Passámos Santa Maria e a táctica continuou bordos curtos sem sair muito para fora para evitar a corrente.
Frente a Quarteira começamos a perceber que o bordo para o mar dava um VMG bem melhor para Lagos...Entre todos decidimos que era altura de começar a arriscar  até porque Alfanzina se aproximava...
Tal como previsto na aproximação desta zona terrível para os velejadores confirmou-se a queda quase total do vento.
COMEÇOU ENTÃO UMA GUERRA CONTRA A FADIGA E O MUITO SONO...
Sabíamos que em primeiro lugar era preciso aproveitar toda a "bufa" que fosse possível...Andámos muito tempo a fazer um, dois ou três nós...Difícil, difícil...Muito dura a regata nesta fase...
Entrámos então na baía de Lagos e Deus foi muito generoso para os Tomates:
REPAREM BEM, DIA A NASCER, MAR DE AZEITE MAS UM VENTINHO QUE DAVA PARA ANDAR, GOLFINHOS A ACOMPANHAR O YERMAD DURANTE PARA AÍ UMA BOA MEIA HORA...
Nasceu então o sol e o Oceanus capitaneado pelo Manuel Belchior apareceu atrás de nós e obrigou-nos a trabalhar e a arranjar forças onde já não havia...O vento muito fraco oscilava muito entre o noroeste e o nordeste e aquilo foi baixa balão, sobe genoa e vice versa vezes sem conta...
Bom após uma boas duas horas de luta com esta malta lá cortámos a linha frente à barra de Lagos.
APARECEU ENTÃO O GUY DO CLUBE DE VELA DE LAGOS QUE VEIO RETIRAR O SELO DO MOTOR E QUE NOS DEU A FANTÁSTICA NOTÍCIA QUE FOMOS O SEGUNDO BARCO A CORTAR ...O RESULTADO DESTA NOTÍCIA FOI UMA FESTA DENTRO DO YERMAD E CLARO SEGUIRAM-SE OS BONS MERGULHOS E UM BANHO INESQUECÍVEL.
Regata muito dura na companhia dos meus filhos Joaquim e David e dos bons amigos Carlos, Palicas&Palicas e Zé...Grande pessoal que foi ao limite dos limites mas que me parece apreciou a festa tanto quanto eu...MARAVILHA DE REGATA.

PODEM VER AS CLASSIFICAÇÕES NA SEGUNDA POSTAGEM ANTERIOR A ESTA.